30.5.08

mais estranho que a ficção

Por vários motivos, eu fiquei um tempão sem assistir a bons filmes. Faz tempo que não piso no cinema, e mesmo na locadora, só filmes bobinhos e requentados pra passar o tempo, nada que merecesse muita atenção. Nesta temporada no Rio de Janeiro, então, passo boa parte das horas num quarto de hotel sem graça, tentando estudar, com o mantra "produtividade, prazo" na cabeça. Esses tempos.

Mas começou a chover, aqui, o que tornou a cidade mais poética e meus suspiros mais fundos, pois, como sabem, sou apaixonada pela chuva. Com o livro largado do lado, por muitos minutos eu fiquei olhando pra fora e pensando na vida. Por acaso, a tv ligada começou a passar um filme que Paulo já me havia sugerido: mais estranho que a ficção.

O roteiro é ótimo, envolvente, interessante, assim como as atuações (enfim, estamos falando de Dustin Hoffman, Emma Thompson, Will Ferrell). Começa com um funcionário público típico e seu relógio, ambos tão próximos por sua exatidão e previsibilidade. Mas a história muda (bem, no cinema elas quase sempre mudam), de um jeito tão criativo e charmoso que eu não pretendo contar. Não sugiro resenhas nem resumos, sugiro o filme, apenas. Sugiro também atenção, pois embora ele seja despretensioso, está longe de ser simplista. Vem recheado de pequenas homenagens e referências, note-se os Beatles, alguns matemáticos, algumas obras literárias e escritores (alguém já leu Se um viajante numa noite de inverno..., do Calvino?), misturando humor e drama, fantasia e realismo.

O filme trata de detalhes, de pequenas e belas coisas na vida das personagens, numa estrutura tão auto-referenciada que a reflexão do filme acaba tocando nossa própria vida. Não às custas de analogias, mas de maneira direta mesmo, porque o próprio filme acaba sendo um desses detalhes na vida do espectador, na dimensão que um livro ou um filme pode ser, na medida dessas pequenas e belas coisas que, não dando um sentido absoluto à nossa vida, torna-a mais intensa, mais significativa. "Coisas que salvam nossas vidas", afinal.


1 pessoas pararam por aqui:

Anonymous disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

Postar um comentário

Diga lá.