22.11.08

relatos paulistas em terras cariocas: III

Se tem uma coisa que todo mundo diz a respeito de São Paulo é que a cidade é a capital gastronômica do país. Isso é uma meia-verdade. Agora que nossa estadia no Rio soma 3 meses, ou pouco mais que isso, já dá pra ter alguma opinião. Afinal, opinião não paga imposto e assim todo mundo tem a sua. No geral, os restaurantes de cozinhas especializadas não são tão bons nem tão generosos quanto os que a gente frequentava em sampa. A gente já provou comida japonesa, alemã e árabe por aqui. Gostoso, mas não comemos tão bem nem tanto quanto comíamos nos nossos cantinhos preferidos. Há uma explicação plausível: em sampa nós experimentamos vários antes de eleger nossos restaurantes favoritos, então devo confessar que há uma desvantagem de experiências e tentativas que nós vamos alegremente procurar eliminar.
Por outro lado, os bares e restaurantes de comida "brasileira" (ou seja, aquela que a gente come todo dia sem se perguntar de onde veio, ou que a gente chamaria de comida normal) são muito mais gostosos aqui. Carioca come melhor, as porções são maiores, mas apetitosas, mais baratas. Já nos esbaldamos com porções de frango à passarinho, bolinho de aipim e bolinho de bacalhau em tudo quanto é estabelecimento: dos botequins aos bares mais chiquetosos.

Claro, há as observações específicas. Em relação à pizza, não dá. Em São Paulo a pizza é muito melhor, e meu bairrismo é tamanho que eu já apostei com um amigo que mora na Itália que nossa pizza é melhor inclusive que a deles (obviamente ele não acreditou e tripudiou da minha convicção). Serei obrigada a ir à Itália comprovar.

A comida portuguesa aqui é muito melhor. Mas, bem, a quantidade de portugueses e descendentes de portugueses no Rio é maior, então o bacalhau é tipo a pizza de São Paulo.
Falta ir aos regionais: comida mineira e comida do nordeste. Claro que em Minas e Natal (onde eu provei vários pratos típicos do Rio Grande do Norte) é e será sempre melhor, mas chega de mudanças de endereço nesta década.

Finalmente, meu maior motivo de consternação não tem nada a ver com a qualidade da comida ou dos restaurantes, mas com o nome de uma rede de supermercados daqui. É ver pra crer. Eu adoraria saber em que momento alguém pensou na sugestão "Império da banha" pra um mercado. E quem foi que ouviu a sugestão e levou a sério? Gente, isso é tipo "Motel Nossa Senhora". Não dá, né?

5 pessoas pararam por aqui:

osrevni disse...

O Rio costumava ser muito forte também na dita "alta gastronomia". Agora deu uma caída, infelizmente.

(Agora, já vão lá alguns anos...)

Gabriela Galvão disse...

Deve ser do mesmo cara que tinha uma rede (de supermercados)chamada Casa da Banha (CB), cujo símbolo, ícone, mascote sei lah era uma porquinha!!!

aline disse...

Osrevni, sendo uma cidade tão boemia, tão charmosa e sobretudo tão visitada, eu me espantaria se não encontrasse aqui restaurantes ótimos. To bem impressionada, mesmo.

Oi Gabriela,
acho que é dessa rede sim. Porque qdo eu comentei com uma mulher daqui, ela comentou de um comercial com uns leitõezinhos. Eu achei isso tão anos 80!!!

Gi disse...

Olha, tem muita coisa boa por aqui, mas realmente pra comer "bem", estilo "chiquê" paga-se caro.

Pizza realmente não é o forte do Rio e pra comer uma boa, precisa pagar uma fortuna, infelizmente.

No passado, havia o restaurante do Santino, um italiano nascido na Sicília. O restaurante era na Farme de Amoedo, em Ipanema. Tudo que é bom, sem criança esperneando, sem balbúrdia, sem tv e com comida deliciosa e barata acaba durando pouco aqui nessas terras.

Quer comer pizza gostosa por um preço mais em conta? Vá ao supermercado Zona Sul. Lá dentro tem cafés onde eles servem massas, lanches, cafés da manhã e as famosas pizzas.

De resto, recomendo alguns bons self-services, mas um tanto quanto carinhos: Fazendola no Jardim Botânico, Couve Flor no Horto, Delírio Tropical (rede), enfim.

Tem o Verde Vida no shopping Rio Sul: mais barato e com saladas e sopas gostosas.

Saia com o carioca certo, senão, você vai sempre parar em botecos!

aline disse...

Gi, vc é o anjo da guarda do meu bolso e do meu paladar??????

Tá tudo anotado!!! Obrigada, hahaha :)

Postar um comentário

Diga lá.